Tribuna Ribeirão
Geral

Supera recebe robôs para agilizar exames

O Supera Parque de Ino­vação e Tecnologia recebeu, no último sábado, 11 de ju­lho, os dois robôs que irão ajudar Ribeirão Preto agilizar o processo de execução de exames PCR para detecção do coronavírus, causador da covid-19, além de aumentar a capacidade e diminuir o tem­po de espera dos pacientes. Os robôs encurtam o caminho e reduzem o tempo de execução de exames, o que aumentará a capacidade de realização de, em média, 800 exames ao dia, cada um, sem represamento de resultados.

Ribeirão Preto é a única ci­dade do país que está colhendo amostrar para exames da co­vid-19 em todas as unidades de saúde, principalmente no Polo Covid-19 (UPA), com qualquer sintoma de síndrome gripal, e que isso afetou o fluxo de resultados e a chegada dos robôs irá ajudar a diminuir o tempo de espera para a entrega dos resultados, além de tornar Ribeirão Preto uma das cida­des que mais realiza teste na população.

“Os robôs irão permitir a execução de até 800 exames por dia. Com isso poderemos zerar a fila de espera e aumen­tar ainda mais a nossa capaci­dade de testagem e de controle da doença, além de aperfeiçoar as estratégias de combate ao vírus”, afirma o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB)

Desenvolvidos com alta tec­nologia, os robôs irão fazer a ex­tração e separação do RNA do vírus da secreção nasal coletada do paciente, automatizando o processo para cerca de duas ho­ras, mas que hoje leva, em mé­dia, cerca de quatro horas. Feita a separação do RNA do vírus, a próxima etapa consiste em introduzir o RNA separado em outra máquina, mistura-se en­tão, uma substância reagente.

Se a presença do vírus for positiva, a substância, em con­tato com o RNA emite fluores­cência microscópica. No caso de não haver presença do vírus da covid-19, a fluorescência microscópica não é emitida. Cada placa tem capacidade de realizar cerca de 120 exames de uma vez. Atualmente, com a atual estrutura, com a coleta da secreção nasal de pacientes, a extração do RNA do vírus está sendo feita em três turnos.

Polo Covid-19
O Polo Covid-19, instalado na Unidade de Pronto Atendi­mento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da avenida Treze de Maio, recebeu, por emprés­timo do Hospital das Clínicas, 15 camas hospitalares para reforçar a estrutura de atendi­mento a pacientes leves infec­tados pelo novo coronavírus.

A pediatria passa a centra­lizar os atendimentos na ten­da anexa à unidade de saúde para agilizar o fluxo, isolando os pacientes para evitar contá­gio. O Polo Covid-19 já havia recebido, também, sete respi­radores para tratamento de pacientes mais graves.

Postagens relacionadas

MP Eleitoral defende Bolsonaro inelegível

William Teodoro

RP supera 2.950 mortes por covid

William Teodoro

Temer vira réu pela quarta vez

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade