Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Vale do Sílicio – Ribeirão Preto das startups

J.F.PIMENTA

Ribeirão Preto é conhe­cido por ser um polo de em­preendedorismo e inovação e concentra um grande núme­ro de startups, figurando en­tre os principais do país. Até 2019, a cidade contava com 181 startups ativas, a maioria atuante nas áreas de Tecnolo­gia da Informação e em saú­de, de acordo com os dados do Mapeamento do Ecossis­tema de inovação da Região. Um novo mapeamento está sendo realizado na região.

Dalton Marques, gerente de desenvolvimento do Su­pera Parque, acredita que o novo mapeamento trará um número ainda maior. Ele diz que Ribeirão Preto está entre os principais polos de star­tups do Brasil, porém, não é o único. “O ecossistema brasi­leiro é muito rico e conta com outros importantes polos”.

Marcos Eduardo de Oli­veira, empreendedor e um dos idealizadores da Ribeirão Valley, comunidade de star­tups na cidade (ler box nesta página) acredita que há “mui­to espaço para o crescimento das startups em Ribeirão Pre­to, com a criação de hubs de inovação, aceleradoras, gru­pos de investimentos, legis­lação e outras comunidades que juntos possibilitarão um ambiente mais propício para o desenvolvimento”.

Vale do Silício brasileiro
Localizado na parte sul da região da Baía de São Fran­cisco, na Califórnia, EUA, o Vale do Silício abriga start­-ups e empresas globais de tecnologia. É referência mun­dial. Apple, Facebook e Goo­gle são algumas das mais co­nhecidas. Na região, também há instituições com foco em tecnologia, estabelecidas pró­ximas à Universidade Stan­ford, em Palo Alto.

No Brasil, algumas cida­des e regiões se intitulam o Vale do Sílicio Brasileiro. E Ribeirão Preto? Encaixa-se nessa denominação?

Dalton Marques, gerente de desenvolvimento do Supera Parque: Ribeirão Preto está entre os principais polos de startups do Brasil, porém, não é o único

Para Dalton, a cidade tem um ambiente propício. “O Brasil é um país muito diverso e conta com importantes cen­tros de empreendedorismo e inovação que podem se en­caixar sob esse título. Ribeirão Preto se destaca no sentido de apresentar um ambiente pro­pício para o desenvolvimento de negócios de base tecnológi­ca, já que conta com mais de 50 programas de pós-gradua­ção, é sede da Universidade de São Paulo, do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de grandes empresas e investi­dores, e conta ainda com um capítulo do Founder Institute. Além disso, concentra im­portantes arranjos produtivos como os da indústria da saú­de; de software; e de cervejas artesanais, que contam com a participação do Supera Parque de Inovação e Tecnologia na governança junto a outras or­ganizações setoriais”, aponta.

Sérgio Costa Caiado, superintendente da Coderp: instituições de ensino e pesqui­sa fortes, com grande número de doutores pesquisadores com laboratórios e centros de pesquisa, tem sido condição básica para estruturação o surgimento de startups

O superintendente da Companhia de Desenvolvi­mento de Ribeirão Preto – Coderp, Aurílio Sérgio Costa Caiado, diz que fato de a cidade ter instituições de ensino e pes­quisa fortes, com grande nú­mero de doutores pesquisado­res com laboratórios e centros de pesquisa, tem sido condição básica para a estruturação des­se ambiente inovativo e para o surgimento de startups.

“Desse ecossistema de ino­vação, participam também empresas privadas e outras instituições públicas que re­forçam e fortalecem essa si­nergia que tem sido decisiva par a atração de outros parcei­ros, num círculo virtuoso que tende a ampliar e reforçar o papel de Ribeirão Preto como Cidade Inovadora e Cidade do Conhecimento”, afirma.

Marcos Eduardo de Oliveira, um dos idealizadores da Ribeirão Valley: há espaço para o crescimento das startups, mas precisa amadurecer

Oliveira crê que Ribeirão Preto precisa amadurecer. “É uma das cidades importan­tes no cenário de startups e inovação do interior de São Paulo. Mas o ecossistema de startups ainda precisa de ama­durecimento, com a união de universidades, administração pública, investidores, mento­res, provedores de serviços e empresas”, finaliza.

Ribeirão Valley quer unir startups
Em junho passado foi criada a Ribeirão Valley, uma comunidade com o propósito de unir startups e demais agentes que se inter­-relacionam, como universidades, governo, investidores, mentores, provedores de servi­ços e empresas, para fomentar inovação.

A comunidade possui atualmente 38 startups e 83 agentes, que representam ins­tituições de diversos setores e segmentos.

A Ribeirão Valley se baseia em quatro pilares que norteiam os membros e suas ações: ser horizontal, inclusiva, participativa, colaborativa e hands-on (“mão na massa”).

Qualquer pessoa pode participar da co­munidade, desde que esteja relacionado de alguma forma com startups. Saiba mais em http://ribeiraovalley.com.br

Conheça algumas startups e o que elas fazem
Clubsmile
A Clubsmile é uma plataforma de comércio justo de café que ajuda produ­tores a ganharem mais e consumidores a viverem grandes experiências no universo dos cafés especiais, pagando preços aces­síveis e descobrindo o que há de melhor na cafeicultura brasileira.

GlucoGear
A GlucoGear está desenvolvendo uma Inteligência Artificial para transformar a terapia insulínica de generalizada e reativa para personalizada e preventiva de forma autônoma, reduzindo efeitos adversos e custos de tratamento enquanto eleva a qualidade e expectativa de vida de pessoas com Diabetes Tipo 1.

Decoy
A Decoy Smart Control é uma startup de biotecnologia focada em inovação no controle de pragas agropecuárias e urba­nas. Suas soluções utilizam os conceitos de controle e manejo integrado, à base de controle biológico e atração feromonal, que dispensam o uso de agrotóxicos e propor­cionam um controle efetivo e limpo.

Carefy
Plataforma de gestão e acompanhamento de internações hospitalares voltada para opera­doras de saúde com foco em redução de custos de internação, média de permanência global e auxílio na assistência ao paciente.

In Situ
A In Situ – Terapia Celular é uma startup de base tecnológica da área da saúde, que visa oferecer como produto a terapia celular individualizada para tratamento de pacientes portadores de úlceras crônicas de diferentes etiologias e queimaduras graves. O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes.

Zutti Tecnologia
Empresa especializada em soluções de alta tecnologia na área estética computacio­nal e no desenvolvimento de cosméticos.

Alfred Delivery
Alfred Delivery é um assistente pessoal para comprar o que o cliente precisa, entre­gando em uma hora. Compra de supermer­cado, farmácia, papelaria, o que o cliente precisar, o Alfred Delivery pode entregar.

DGLAB
Empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de exames/testes genéticos de forma mais acessível e inovadora, tendo como principais linhas de produtos: nutrição e esporte, sexagem fetal e hepatites virais.

VExpenses
Plataforma de gestão do reembolso de despesas corporativas. Com o VExpenses, o time administrativo pode analisar despesas de forma inteligente. Acompanha se as po­líticas da empresa estão sendo cumpridas e cria alertas para despesas que não estiverem em conformidade.

Etus
Plataforma de gestão de mídias sociais. Agenda posts para Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business.

Guardians Biotech
Empresa de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços que visam oferecer soluções para problemas da saúde através da tecnologia, dentre estas a Rede Guar­dians, uma rede de suporte para pacientes que necessitam de socorro rápido e eficiente no evento de uma reação alérgica grave.

Postagens relacionadas

Orçamento de 2023 – PLDO prevê mínimo em R$ 1.294

William Teodoro

Larga Brasa

William Teodoro

PUBLICIDADE: Hiper Saúde – Ribeirão e região

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade