Tribuna Ribeirão
Gastronomia

A tradição da Espanha no cardápio de RP

Sabe aquela frase “quem sabe faz ao vivo”? Foi assim que Gula Biagi, empresário gastro­nômico de Ribeirão Preto, fi­cou conhecido: pelas centenas de paellas que já preparou, ao vivo, em eventos e reuniões fa­miliares em mais de 22 anos de profissão. A receita segue qua­se que um ritual: cada alimen­to no seu tempo, passo a passo e, assim, o preparo se transfor­ma em uma atração à parte an­tes da fase final do espetáculo: a degustação.

Em 1998, Gula Biagi pro­duziu, pela primeira vez, a paella, esse prato icônico da culinária espanhola, originá­ria do município de Valência, também conhecida como pa­ella valenciana. A paixão pela iguaria que mistura arroz, frango, peixe e frutos do mar começou após uma viagem para Barcelona, na Espanha. Quando voltou ao Brasil, co­locou em prática os novos sa­bores que conheceu e passou a preparar, inicialmente, para os amigos durante reuniões em casa. Mas, foi somente em 2000 que a paella passou ser feita profissionalmente, apri­morando a receita conforme a experiência e o retorno que vinha dos clientes.

Com o tempo, a receita so­freu algumas mudanças e hoje, segundo ele, é um prato padro­nizado e um dos carros chefes do buffet Gula Biagi. Porém, em tempo de pandemia, cau­sada pelo novo coronavírus no Brasil, eventos estão suspensos por tempo indeterminado e a saída encontrada pelo empre­sário foi oferecer kits prontos de paella para preparo em casa. “É um prato lindo de fa­zer. E, muitas vezes, preparava a receita na frente do cliente, conversando com ele, durante o evento”, relembra. Por isso, nasceu a estratégia de oferecer em casa, via delivery, o produ­to pronto, para cada um prepa­rar na sua casa. “É uma forma das pessoas que estão em casa, no mesmo círculo familiar, te­rem o prazer de cozinhar sua própria paella e sem a chance de algo dar errado na receita”, explica Gula.

Paella em casa
O empresário achou uma saída para manter a tradição da paella aos amantes do prato. A partir de agora, ele oferece também o kit de paella em sua nova atividade, na Rotisserie do Gula. Todos os ingredientes são congelados e separados na quantidade correta: sobreco­xa desossada, lula em anéis, marisco sem casca, peixe, camarão limpo e com casca, mexilhões com casca, vagem ou ervilha, açafrão, arroz, alho e salsinha, além do molho de ervas – prontos para serem fi­nalizados em casa.

O diferencial é que, jun­to com o kit de produtos, o cliente leva para casa uma cartilha com um passo a pas­so de como preparar a paella e um contato para sanar to­das as dúvidas direto com o chef. “Todos os ingredientes são separados na quantidade ideal, limpos e congelados. É só abrir, descongelar e prepa­rar. E se surgir alguma dúvida durante o preparo, ainda posso ajudar simultaneamente”, ex­plica Gula Biagi. Além disso, quem não tem a panela ideal em casa para o preparo, há a possibilidade do empréstimo da paelleira. “Pensamos em tudo isso para que cada pes­soa possa preparar em casa sua própria paella, mas com a nossa qualidade. Neste perío­do, quando o mais importante é ficar em casa e salvar vidas, pensamos em criar o kit paella para proporcionar um pouco de cor e sabor a quem está em casa. Porque paella é alegria”, explica Gula Biagi.

Histórias que ficaram
Nestes 22 anos de estra­da, entre uma paella e outra, histórias são contadas e uma delas marcou o chef, quando um de seus clientes revelou ser alérgico a frutos do mar. “Fiquei conversando mais de uma hora e ele elogiando o preparo, dizendo que estava lindo. Mas, quando perguntei se gostava, ele me respondeu que tinha alergia aos ingre­dientes”, conta. Segundo ele, o prato colorido, diversifica­do e gostoso de fazer, acaba sendo um pouco incomum. “Acho que é por isso que as pessoas ficam encantadas: seja pelo sabor ou pela beleza dele pronto”, destaca.

Com tantas receitas e his­tórias, Gula lembra que sua maior paella foi preparada em três paelleiras – panelas feitas exclusivamente para preparar o prato (geralmente de 1,20m) e que serviu 350 pessoas. “A ideia da paella é essa mesma: é um prato para se comer no co­letivo. Uma paella gostosa de se preparar é para 100 pessoas. É o prato que mais gosto de fa­zer, com certeza, o mais alegre de todos”, revela.

Postagens relacionadas

Comida Di Buteco – Rancho Vô Joaquim, de Campinas, é eleito o melhor Buteco do Brasil

Redação

Nhoque fit de baixa glicemia

Redação 1

Peito de frango com molho de damasco

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade