Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Galhos e mais galhos pelas ruas de Ribeirão

FOTOS: JF PIMENTA

Não é difícil encontrar nas ruas e avenidas de Ri­beirão Preto galhos e tron­cos de árvores abandona­dos nas calçadas e sarjetas. A cena já se tornou rotina em todos os bairros e tem como um dos principais fatores o fato da Prefeitura não conseguir recolhê-los. Há mais de seis meses o município não tem contra­to com empresa terceiriza­da para realizar serviços de poda, extração de árvores e principalmente a de coleta de resíduos verdes.

Avenida Presidente Vargas

Sem capacidade operacio­nal para retirá-los das ruas, a Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU), órgão do go­verno responsável por este tipo de serviço, acaba fazen­do a chamada operação “en­xuga gelo”. Ou seja, aquela em que os resultados não são visíveis para a população que muitas vezes – acaba recor­rendo paliativamente para órgãos que não tem a função de resolver o problema, como o Poder Legislativo. Só como efeito comparativo, no ano passado a Câmara de Vere­adores fez 1.068 pedidos de poda e retirada de galhos das ruas e calçadas para a Prefei­tura. Uma média diária de três solicitações.

De acordo com a CLU a retirada destes materiais será ampliada dentro de pouco tempo. Isso porque, segundo ela, encontra-se em fase de assinatura o contra­to com empresa terceirizada para a ampliação dos ser­viços de poda, extração de árvores e coleta de resíduos verdes no município.

A previsão é de que os tra­balhos comecem ainda neste mês. O valor do contrato é de R$ 2.481.002,40 com tempo de duração de um ano, pror­rogáveis até cinco anos.

Rua Albuquerque LinsRua Cesário MotaRua Clemente FerreiraRua Soares RomeuRua JaciraRua Lídio ValladaRua Paulo CabralRua ReginaRua Cavalheiro Torquato Rizzi

Atualmente são recolhi­dos por mês cerca de 900 toneladas de resíduos ver­des pela Prefeitura e por particulares autorizados. O material é descartado em área da municipalida­de onde é feito o processa­mento dos resíduos verdes por empresa terceirizada, responsável pela destina­ção. Para solicitar a reti­rada de galhos o morador precisa abrir um protocolo no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) através do telefone 156, o que não significa que o serviço será efetuado com rapidez.

Postagens relacionadas

Aberto período de cadastro de armas

William Teodoro

Larga Brasa

Redação 1

Desabamento de laje de prédio deixa feridos na zona Sul de Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade