Tribuna Ribeirão
Geral

Infraestrutura limpa 2.250 bocas de lobo

Na manhã desta terça-fei­ra, 18 de junho, a Secretaria Municipal de Infraestrutura divulgou o balanço parcial da limpeza de bocas de lobo em Ribeirão Preto. Com início em 27 de maio, após a contrata­ção (via licitação) da empresa Carvalho Multisserviços Eireli pelo valor de aproximada­mente R$ 3,09 milhões, 2.250 bueiros e 90 poços de visita (PV) foram limpos em nove bairros, até sexta-feira (14), além de 437 toneladas de en­tulho recolhidas.

A média é de 118 bocas de lobo por dia. A informação é do diretor do Departamento de Manutenção e Serviço dos Próprios Públicos da pasta, Arlindo Sicchieri, durante coletiva de imprensa realiza­da na rua Aristides Bernar­des Barreto, no Parque Ribei­rão Preto, enquanto a equipe atuava no local.

De acordo com Sicchieri, a pasta identificou cerca de 40 mil bocas de lobo exis­tentes em Ribeirão Preto e iniciou a ação nos bairros mais críticos, como Vila Vir­gínia, Vila Guiomar, Jardim Piratininga, Adão do Car­mo, Solar Boa Vista, Jardim Dona Branca Salles, Jardim Centenário, Parque Ribeirão Preto e Jardim Progresso.

“Nesse ritmo, vamos al­cançar facilmente cinco mil bocas de lobo limpas por mês. Até o final do ano, esti­mamos atingir toda a cidade. Antes dessa licitação, nós tí­nhamos uma equipe própria pequena e, por isso, fazía­mos um serviço emergencial. Agora, temos um trabalho mais técnico e com maior atendimento, podendo man­ter as bocas de lobo sempre limpas para evitar enchentes e outros prejuízos à popula­ção”, afirma o diretor.

Somente na segunda-fei­ra, 17 de junho, 140 bocas de lobo passaram pelo serviço de limpeza. Devido aos feria­dos, o serviço será interrom­pido entre quarta e quinta-feira, retornando na sexta e sábado para finalizar o Par­que Ribeirão. Nos próximos dias, a Secretaria de Infraes­trutura concentrará esforços no Ipiranga e na Vila Tibério.

Estrutura
A empresa contratada conta com uma equipe for­mada por 20 pessoas respon­sáveis pela limpeza manual, quatro pela produção das tampas de bueiro, três pela troca dessas tampas, três que manuseiam o caminhão de sucção, além de dois ca­minhões de coleta com três funcionários. A ação se inicia com a remoção dos resíduos levados até a boca de lobo pela água, como terra, galhos e plantas, além de materiais plásticos descartados em lo­cais inapropriados.

Após a retirada do lixo, a equipe verifica o estado dos poços de visita. Em caso de en­tupimento, as galerias de águas pluviais são desobstruídas com hidrojateamento. Na sequên­cia, o caminhão apelidado de Jumbo faz a sucção de todo o resíduo do PV. O equipamen­to tem capacidade para en­cher até 12 toneladas.

Moradores podem colaborar
Arlindo Scchieri ainda ressalta que a colaboração da população é fundamental para evitar futuros entupi­mentos e, consequentemen­te, possíveis enchentes. “É muito comum encontrarmos material de construção, areia, bloco, além de sacolas de su­permercado, materiais des­cartáveis. Ainda mais para evitar epidemias de dengue, é importante cuidar desses de­talhes”, diz.

Postagens relacionadas

Aumentam casos de covid-19 em cruzeiros

William Teodoro

PUBLICIDADE – NET. Uma solução Completa

Redação 1

Câmara instala a ‘CEE do SVO’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade