Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Unidades de Ribeirão Preto – Saúde exigirá documento com foto

A partir desta terça-feira, 11 de dezembro, os usuários das unidades de saúde de Ribeirão Preto terão que apresentar do­cumento com foto para serem atendidos. A exigência está em portaria assinada pelo secretá­rio municipal da Saúde, San­dro Scarpelini, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (10). Antes, bastava o número do cadastro ou o cartão do Sis­tema Único de Saúde (SUS).

A medida estabelece que em qualquer tipo de atendi­mento dos pacientes nos es­tabelecimentos de saúde será necessário levar documento de identificação com foto para prosseguir com os procedi­mentos. A documentação de­verá ser levada mesmo que o cidadão já seja cadastrado nos serviços municipais, ou seja, mesmo estando credenciado ao Hygia – Sistema de Cadas­tro e Identificação do paciente.

Serão aceitos como docu­mentos o Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Car­teira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), passaporte e carteira de iden­tificação de categoria profis­sional – como a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A decisão vai afetar diretamen­te quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) e utiliza a rede municipal.

Nos casos de usuários que não possuam documentos, como, por exemplo, morado­res em situação de rua, mi­grantes e imigrantes, eles deve­rão ser identificados conforme a situação e o nome que o usu­ário relatar e, se possível, pes­quisar o Cadastro Nacional do SUS (CNS) para confirmação.

Em nota enviada ao Tribuna, a Secretaria Municipal da Saúde informa que a portaria visa ga­rantir a segurança do paciente, com identificação correta, uma ação que assegura a assistência e minimiza a ocorrência de erros e danos durante a prestação dos serviços de saúde e proteção. A rede municipal de Saúde é composta por 61 unidades de atenção básica, especialidades e de emergências.

Quatro atendem casos de urgência e emergência e abrem 24 horas – as Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) Central (Centro), da Vila Vir­gínia (Zona Sul), do Quintino Facci II (Norte) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio (Les­te). A UPA Oeste está pronta desde 2016, mas só deve ser inaugurada em meados do próximo ano. Conta também com Unidades Básicas de Saú­de (UBS’s), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros Saúde-Escola (CSEs).

Postagens relacionadas

PIB de Ribeirão Preto é 29º no ranking nacional

Redação 4

Medicamento para tratar atrofia espinhal muscular é incluído no SUS

William Teodoro

Abre hoje o agendamento para vacinação em pessoas que tomaram AstraZeneca entre 16 e 18 de junho

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade