Tribuna Ribeirão
Saúde

Catarata – Saúde acaba com fila de espera para cirurgia

Os mutirões da catarata pro­movidos pela Secretaria Muni­cipal da Saúde em 2017 e 2018 acabaram com a fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam por cirurgia e normalizaram o fluxo de atendimentos na especialidade.

Em julho de 2017, a fila de es­pera para cirurgia de catarata era de 623 pacientes. Com a extinção da demanda reprimida, o fluxo de atendimentos para encaminha­mentos em operações deste tipo está normalizado. A cota é de 122 pacientes por mês.

“Hoje, conseguimos atender o fluxo de pacientes dentro da normalidade de consulta, exames de oftalmologia, diagnóstico e pré -operatório. O paciente aguarda, em média, um mês e meio”, res­salta a responsável pelo Departa­mento de Avaliação, Controle e Auditoria da Secretaria da Saúde, Mônica Toniello.

Isso foi possível porque, em 2017, Ribeirão Preto foi contem­plada com verba do Ministério da Saúde para realização de mutirões de cirurgias eletivas, entre elas hér­nia, vesícula, cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade e catarata, entre outros.

Por cumprir a meta de cirur­gias estipulada pelo Ministério da Saúde, em agosto deste ano a ci­dade foi mais uma vez beneficia­da com verba para esse fim, num total de R$ 1.003.953,03. As cirur­gias foram realizadas nos hospitais prestadores de serviços da prefei­tura: Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa, Santa Lydia e Unaerp.

O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, explica que se trata de uma estratégia adotada pelo Mi­nistério para reorganizar os proce­dimentos cirúrgicos com deman­da reprimida nos municípios.

“Os nossos hospitais que pres­tam serviços para o município foram grandes parceiros, o que possibilitou o cumprimento das metas estabelecidas pelo Minis­tério da Saúde e, consequente­mente, a liberação da verba para atender a população que tinha esse problema sem gastarmos um centavo dos cofres do muni­cípio”, comemora.

Postagens relacionadas

Por que famílias deixam de vacinar seus filhos? Estudo dá pistas

William Teodoro

Taxa de transmissão supera 0,90 em RP

Redação 1

SP envia dados de vacina para a Anvisa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade