Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Aplicativo monitora pela pupila se usuário está alerta no trabalho

Pesquisadores da Universidade de de Cornell, em Nova York, desenvolveram um aplicativo que monitora o estado de alerta de uma pessoa no trabalho. Ele trabalha, basicamente, medindo as pupilas dos olhos a cada vez que o smartphone é desbloqueado.

Os cientistas explicam que, quando uma pessoa está alerta, o sistema nervoso simpático faz com que as pupilas se dilatem para receber informações com mais facilidade. Já quando se está cansado, o sistema nervoso parassimpático causa a contração das pupilas.

“O objetivo desta tecnologia é explorar uma maneira de medir o nível de alerta das pessoas de forma discreta e naturalista, principalmente em momentos em que as pessoas estão interagindo com seus dispositivos móveis. Com todos esses sensores coletados passivamente, o aplicativo usa o aprendizado de máquina para prever como o usuário está alerta, ajudando a revelar seu tempo de ação”, revela Vincent Tseng, estudante do departamento de ciência e informação da universidade.

A proposta é que o usuário receba uma notificação em seu celular avisando que ele não está prestando atenção suficiente em seu trabalho. “Nosso objetivo final é entender melhor como nossa produtividade e desempenho flutuam ao longo do dia. Sabendo como diferentes processos mudam durante o dia, podemos ter uma melhor imagem de quando são os melhores momentos para nos concentrarmos e realizarmos tarefas importantes”, completa Tseng.

O aplicativo, por enquanto, ainda é apenas um projeto. O estudo completo está disponível online para consulta.

Fonte: Digital Trends

Postagens relacionadas

Uso de redes sociais aumentou casos de tiques involuntários em crianças, diz estudo

William Teodoro

Bug no WinRAR está sendo usado para instalar malware no Windows

Redação 1

Amazon Prime Video anuncia séries brasileiras originais

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade