Tribuna Ribeirão
Política

Mata de Santa Tereza – CEE convoca responsáveis por recuperação

A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores que acompanha a situação da Mata de Santa Tereza quer saber como está o projeto de recuperação da Estação Reserva Ecológica de Ribeirão Preto, que tem 154 hectares, dos quais 98 foram atingidos por um incêndio nos meses de agosto e setem­bro de 2014. No total, a área verde conta com 181 hectares – o equivalente a mais de 200 campos de futebol –, mas 27 são propriedades particulares. Abriga 174 espécies vegetais nativas, 126 diferentes espécies de aves (a jacu está ameaçada da de extinção) e nove espécies de mamíferos (o lobo-guará corre risco de extinção).

É um dos derradeiros refú­gios de onças-pardas e suçua­ranas, animais que no passado habitavam as matas da região. Nesta semana, o presidente da CEE, Bertinho Scandiuz­zi (PSDB), protocolou junto à diretoria da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, responsável pela Mata de Santa Teresa, ofí­cio convidando os responsáveis para comparecerem a Câmara e prestarem esclarecimentos sobre o que está sendo feito sobre o as­sunto. A data e horário da oitiva ainda não foram definidos.

A CEE da Mata de Santa Te­resa foi constituída em 2014 para acompanhar a execução do pro­jeto de recuperação. Entretanto, por causa da impossibilidade de concluir os trabalhos naquela legislatura, já que o cronograma ainda não havia sido definido pelo governo do Estado de São Paulo, foi reinstalada em 2017.

Segundo o parlamentar, a convocação dos responsáveis pelo projeto foi necessária por­que, segundo o tucano, dois pedidos de informação já foram solicitados pela CEE e não tive­ram respostas satisfatórias. “Pre­cisamos saber de forma oficial o que está sendo feito e qual o prazo para a recuperação desta importante reserva ecológica. A mata é ‘nosso pulmão’ e tem grande importância ambiental. Infelizmente, sua recuperação até o momento não saiu do pa­pel”, afirma o vereador.

Entre os itens que serão questionados está o que diz respeito ao andamento da par­ceria com as duas empresas que farão a recuperação da área atingida pelo incêndio: a Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) e a Sa­nen Engenharia. A CPTM será responsável pela recuperação de 41 hectares da reserva, através de compensação ambiental e fará, inclusive, a licitação para con­tratar a empresa que executará o projeto. Já a Sanen Engenharia fará o restante da recuperação. Segundo informações obtidas pelo Tribuna, já teria iniciado os trabalhos técnicos no local.

Nas duas parcerias, as áreas a serem recuperadas serão con­cedidas pela Fundação Florestal do Estado, através do projeto “Nascentes”. A restauração pre­vê uma série de ações, como o manejo de trepadeiras, o con­trole de trepadeiras e cipós que prejudicam o crescimento das espécies nativas e o plantio de peroba, jequitibá, paineiras e jatobás. Transformada em área de preservação há 60 anos, a Estação Ecológica de Ribeirão Preto conserva espécies origi­nais da Mata Atlântica. Atual­mente, por decisão judicial, a reserva possui e equipe de bri­gada para o combate de even­tuais focos de incêndio.

Não foi constatada a morte de animais durante o incêndio, mas o banco genético sofreu perdas. A estação ecológica, criada pelo então governador Jânio Quadros em 4 de julho de 1957, completou 60 anos em 2017. Não há, porém, o que comemorar após o grande in­cêndio que devastou em 2014 mais da metade de reserva – 98 hectares foram destruídos pelo fogo que começou na noite de 31 de agosto daquele ano e só controlado quatro dias depois. Na época a Polícia Ambiental divulgou que velas acesas em um ritual religioso na chama­da zona de amortecimento (vegetação do entorno) deram início às chamas.

Postagens relacionadas

Ministro do STJ nega liberdade a Dárcy Vera

Redação 1

Prefeito de RP veta flexibilização de Lei do Silêncio

William Teodoro

Governo de SP libera recursos para a região

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade