Tribuna Ribeirão
Saúde

CONTRA A GRIPE – Vacinação começa nesta segunda-feira

Ribeirão Preto possui atu­almente 38 salas de vacinas que permanecem abertas de segunda a sexta-feira, com horários varia­dos de atendimento de acordo com os de funcionamento de cada unidade de saúde. Em 12 de maio, segundo sábado do mês, será realizado o “Dia D” de vacinação. Nessa data, a secre­taria vai disponibilizar dez salas para atendimento à população, no horário das oito às 17 horas.

A vacina ofertada protege contra os três subtipos do vírus da gripe deter-minados pela Organi­zação Mundial da Saúde (OMS) – A/H1N1 (a popular “gripe suína” ou “gripe A”), A/H3N2 e influenza B (“B Phuket”). “É fundamental que a população procure os postos de saúde para se vacinar, lembran­do que ela protege não somente contra a gripe, mas também de ca­sos graves que podem levar a inter­nações e até à morte”, alerta Mayra Fernanda de Oliveira.

No ano passado, foram con­firmados em Ribeirão Preto 41 casos de influenza (de 246 sus­peitos), queda de 56% em rela­ção aos 93 de 2016 (447 inves­tigados), 52 a menos. Em 2018, até 28 de fevereiro, a Secretaria da Saúde investigava 17 ocorrên­cias, sem confirmação. Em 2017 não foi constatado nenhum óbi­to, mas no período anterior doze pessoas morreram vítimas do vírus H1N1, que causa a popular “gripe suína” ou “gripe A”.

Em 2017, por causa do surto de gripe no Brasil, além dos gru­pos prioritários, foram incluídos também na campanha integran­tes da Defensoria Pública, polícias Militar, Civil e Federal, Guarda Civil Municipal, doadores de sangue e medula, trabalhadores dos tribunais de justiça e fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuida­dores de idosos e auxiliar de clas­ses e demais funcionários de es­colas do ensino básico e superior.

Também entraram na lista funcionários de creches, traba­lhadores de limpeza urbana e coletores de resíduos, bombei­ros, Defesa Civil, funcionários do Poupatempo, dos Correios, promotores e procuradores, pes­soas de 50 a 54 e de 55 a 59 anos de idade, cuidadores de crianças, motoristas, cobradores e traba­lhadores em transporte rodovi­ário motoristas de táxi.

.
Postos com salas de vacinação no ‘Dia D’
– UBS Campos Elíseos
Avenida da Saudade nº 1.452
– UBS Jardim João Rossi
Avenida Independência nº 4.315
– UBS Simioni
Rua Antônio Augusto Carvalho nº 672
– UBS Ribeirão Verde
Rua João Toniolli nº 3.461
– UBDS Sumarezinho
Rua Terezina nº 690
– CSE Ipiranga
Avenida Dom Pedro I nº 753
– UBDS Vila Virgínia
Rua Franco da Rocha nº 1.270
– UBS Parque Ribeirão Preto
Rua Guy Saad Salomão nº 225
– UBDS Castelo Branco
Avenida Dom Luís do Amaral Mousinho nº 3.300
– UBS Jardim Juliana
Avenida Doutor Marco Antônio
Marcário dos Santos nº 602

Postagens relacionadas

Covid: mortes sobem a 2.249

Redação 1

Ministério vai ampliar a vacinação antigripe

Redação 1

Estado terá vacinação anual contra a covid

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade